Gaetano di Mauro e Arthur Pavie são os grandes vencedores da terceira etapa do Endurance Brasil em 2025, disputada neste sábado (21) no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A dupla da BTZ Motorsport cruzou a linha de chegada a 1s210 da Ligier #18 de Cole Loftsgaard, Cláudio Ricci e Andersom Toso. No entanto, o trio da FTR Motorsport acabou desclassificado após a prova, pois o carro estava três quilos abaixo do peso mínimo estipulado para esta etapa - mesma situação da Ligier #31, de Gustavo Kiryla e Renan Guerra, que cruzou a linha de chegada na terceira posição mas também foi desclassificada, pois a pesagem oficial acusou o carro 5kg abaixo do peso mínimo. Assim, a Ligier #117 herdou o primeiro lugar e faturou a segunda vitória da temporada
Entre os GTs, a Stuttgart Motorsport reafirmou o aproveitamento de 100% na temporada. Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller reinou soberano para vencer pela terceira vez em três corridas no ano. Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister levaram a melhor, numa prova marcada por grandes duelos: eles superaram Giuliano Bertuccelli, Enrico Pedrosa e Luiz Landi, que perderam a chance de vencer após um drive thru por excesso de velocidade nos boxes. Ramon Alcaraz e Márcio Mauro completaram o Top-3, após disputa acirrada com o trio de Marcelo Figueiredo, Márcio Kumruian e Rogério Rodrigues, todos com Porsche 718 Cayman GT4.
A metade inicial da prova de 3h20min de duração viu a briga pela vitória ser polarizada entre Rafa Martins e Gaetano di Mauro, na Ligier #117 da BTZ Motorsport, sucedidos no comando dos carros pelos parceiros Victor Foresti e Arthur Pavie, respectivamente. Os rumos da prova começaram a mudar na metade final: Lucas Foresti assumiu o comando da Ligier #42 e abria distância na liderança, quando foi atingido, em meio ao tráfego, pelo AJR #128, então guiado por Matheus Morgatto. O carro francês foi para o muro e precisou abandonar. Já o #128 foi excluído da prova por ser culpado de um acidente que ocasionou o abandono de um adversário.
Com uma estratégia perfeita, o Ligier de Ricci/Toso/Loftsgaard, único do grid com motor Chevrolet V8, surgiu na frente e abriu o último stint com mais de 30 segundos de vantagem - o que representa mais de meia volta no circuito gaúcho - para Gaetano di Mauro, de volta ao #117. O campeão de 2023, porém, não se deu por vencido: iniciou uma perseguição alucinante ao rival em meio aos retardatários. O trio liderado pelo americano recebeu a bandeirada na frente, mas com a desclassificação pela pesagem, a vitória foi herdada por Di Mauro e Pavie, que ao lado de Guilherme Bottura, já haviam vencido na abertura do campeonato, no circuito de Interlagos, em São Paulo (SP).
Com a Ligier de Gustavo Kiryla e Renan Guerra também desclassificada, a segunda posição ficou para Adriano Buzaid e Fernando Gorayeb, no segundo Top-3 da dupla em apenas três provas disputadas na classe P1. Em seguida, vieram André Moraes Jr./Daniel Lancaster/Flávio Abrunhoza, que garantiu a vitória no Troféu Legends. Henrique Assunção, que pilotou sozinho o AJR #75, foi o quarto colocado, enquanto o Porsche vitorioso na GT3, do trio Visconde/Maurício/Müller, terminou classificado com o quinto lugar.
Os melhores momentos da prova no Velopark serão apresentados em programa especial no próximo domingo (29), na RedeTV!. A próxima etapa do Endurance Brasil marca o retorno da categoria, após quase dois anos, ao Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova, que será a quarta do atual campeonato, acontece no próximo dia 9 de agosto.
Veja a classificação final da etapa no Velopark após as desclassificações decorrentes da vistoria técnica pós-prova:
*Elegíveis ao Troféu Legends
DSQ: Matheus Morgatto/Sarin Carlesso (#128 AJR/JLM Racing - P1)
DSQ: Cláudio Ricci/Andersom Toso/Cole Loftsgaard (#18 Ligier JS P320/FTR Motorsport - P1)
DSQ: Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport - P1)
SOBRE O ENDURANCE BRASIL
O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.
Texto: Geferson Kern
Dupla com Sarin Carlesso se recupera no campeonato e coloca SG28 Racing na briga pelo título
LEIA MAISNa sua estreia no Endurance Brasil, ao lado de Reginaldo Nappi, pela equipe GForce Autosport, Brocchi garantiu dois pódios em 2º lugar na categoria GT4
LEIA MAISMarcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller chegaram ao título com a sexta vitória consecutiva na classe GT3
LEIA MAIS