Império Entrevista: Pedro Queirolo, um amante da adrenalina

Império Entrevista: Pedro Queirolo, um amante da adrenalina

02/08/2023
David Muffato e Pedro Queirolo

Pedro Queirolo é um dos nomes mais conhecidos do Império Endurance Brasil. O piloto que traz no currículo dois vice-campeonatos na classe P1 desembarcou na categoria em 2019 para competir a bordo de um protótipo AJR, tendo David Muffato como companheiro. O casamento deu tão certo que os dois, guiando o carro preparado pela JLM Racing seguem juntos até hoje.

Em sua participação no Império Entrevista, Queirolo falou sobre o histórico de sucesso desta parceria, de sua paixão por automobilismo e do crescimento do Império Endurance Brasil ao longo dos últimos anos. Uma categoria que, ao lado da Associação dos Pilotos de Endurance, ele ajudou a consutruir.

Confira como foi o bate papo com Pedro Queirolo: 

Você é um cara que pratica e praticou inúmeros esportes diferentes, desde o Surf, até artes marciais. O que te encantou no automobilismo e, principalmente, nas provas de Endurance?

Sempre gostei de esportes, principalmente os que nos deixam com a adrenalina mais alta. Mas a paixão pelos motores começou cedo. Eu já gostava de carros e motos, mas desde que dirigi o fusca do meu avô pela primeira vez, quando tinha 9 anos, despertei ainda mais interesse pelo assunto.

Infelizmente só tive a oportunidade de tirar a carteira de piloto aos 27 anos, mas posteriormente nunca deixei de participar de competições automobilísticas.

 

Você começou sua carreira no Trofeo Maserati e guiou diversos carros de GT antes de “se casar” com o protótipo AJR, em 2019. O que te fez mudar para os protótipo e o que mais te chamou a atenção no AJR?

Tive a oportunidade de pilotar diversos modelos de carros GT, como Maserati, Dodge Viper, Lamborghini, Corvette e Porsche. Em 2016 fui campeão nas 12 Horas de Tarumã com um protótipo Lamborguini do Fernando Poeta e desde aquela corrida tudo mudou para mim em relação aos protótipos de corrida.

Naquela época, o Império Endurance Brasil estava começando e foi aí que eu decidi deixar a Porsche Cup após sete temporadas completas para correr com o carro mais rápido do Brasil: O AJR.

 

Você e David Muffato formam uma das duplas mais icônicas da história do Império Endurance Brasil. Qual o segredo da longevidade dessa parceria que está atualmente em sua quinta temporada e o que você mais admira no David, seja dentro ou fora das pistas?

Eu e o David ficamos amigos em 2009 e fizemos algumas parcerias quando ele competia na Stock Car. Quando decidi ingressar no Império Endurance Brasil, queria encontrar um parceiro veloz, experiente e com uma tocada consistente. Na época o David também estava experimentando a categoria e fechamos a nossa parceria que já dura cinco temporadas.

Quanto ao entrosamento, acho que não tem um segredo. O que existe é uma grande afinidade. Além de parceiros de pista, temos pensamentos e ideias parecidas e nos damos muito bem dentro e fora das pistas.

 

Juntos, você e o David conquistaram oito vitórias, subiram ao pódio 19 vezes e foram vice-campeões nas temporadas de 2019 e 2022. Com uma coleção de bons resultados tão extensa, na sua opinião, porque o título ainda não veio?

Sempre fomos muito competitivos e infelizmente o título ainda não veio por falta de sorte.

Além dos dois vice-campeonatos, tivemos a desclassificação absurda em 2020. Foi uma temporada fantástica, onde conquistamos 4 vitórias e um segundo lugar em seis corridas. Na grande final, largamos na pole, fizemos a melhor volta e terminamos a corrida com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado.

Foi tudo perfeito, não fosse o fato de termos parado fora da janela obrigatória. Na época, não existia uma punição específica para isso no regulamento e optaram por nos desclassificar. Foi uma pena, porque era o ano do título. Mas seguimos batalhando. Quem sabe o título não vem esse ano?!

 

O protótipo AJR que Queirolo acelera desde 2019

Passadas as três primeiras etapas do campeonato, como você avalia o desempenho de vocês? E quem, na sua oponião, são os favoritos para brigar pelo título da Classe P1?

Começamos o ano com uma vitória e um pódio, mas ainda sofrendo com alguns detalhes no conjunto de motor. Tivemos perda de potência em todas as etapas do ano e isso comprometeu um pouco os resultados até agora. Estamos trabalhando para resolver esses detalhes e voltarmos mais fortes para as próximas etapas.

Agora, sobre favoritismo, ainda não dá para falar nisso. Acho que temos duplas e trios muito fortes em 2023 e não vejo ninguém como favorito. Acho que a briga vai ser boa e o campeonato deve ser decidido na última etapa.

 

Atuando no mercado publicitário, você trouxe diversas marcas para o campeonato e viu, ao longo dos anos, a categoria crescer e ganhar relevância no automobilismo nacional com a chegada de novos carros, pilotos renomados… Diante deste cenário, como você avalia o crescimento da categoria nos últimos anos?

O Império Endurance Brasil reúne os carros mais velozes e desejados do país e a cada ano temos percebido que o grid está sendo reforçado com pilotos e carros de ponta. Eu vejo este crescimento como uma ótima oportunidade de marketing para as marcas se associarem ao esporte dentro de um ambiente requintado e agregando valores intangíveis.

Acredito que o campeonato continuará crescendo e em breve teremos mais patrocinadores. Com isso, a APE (Associação dos Pilotos de Endurance) poderá investir ainda mais na categoria, trazendo mais qualidade técnica e público para os eventos.

LEIA TAMBÉM

None

AJR de Scheer/Jimenez/Kuhn larga na frente em Interlagos; Porsches da Stuttgart comandam grid na GT3 e GT4

09/05/2025

Sessão classificatória desta sexta-feira definiu grid para as duas corridas da rodada dupla do fim de semana, que abre a temporada 2025

LEIA MAIS
None

Endurance fecha acordo inédito de exibição em TV aberta com a RedeTV!

08/05/2025

Show dos carros mais rápidos do país será mostrado para todo o Brasil no fim de semana seguinte de cada etapa, em programas com uma hora de duração

LEIA MAIS
None

Endurance abre temporada com rodada dupla e programação repleta de supercarros em Interlagos

07/05/2025

Fim de semana inaugural do campeonato terá provas no sábado e domingo e presença do Porsche Club com ingressos acessíveis aos fãs

LEIA MAIS

PATROCINADORES

EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO